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sexta-feira, 21 de maio de 2010

Planejamento


Para planejar, o profissional deve reconsiderar sua postura enquanto ser humano e professor. É preciso refletir suas atitudes e pensar as ações pedagógicas possíveis de serem realizadas no intuito de possibilitar a produção e internalização de conhecimentos por parte do/a educando/a. Além disso, o planejamento deve contemplar a possibilidade de um movimento de ação-reflexão-ação na busca constante de um processo de ensinoaprendizagem produtivo.
Portanto, dentro da ementa de conteúdos, devem-se dar ênfase as atividades pedagógicas. O conteúdo em sala de aula será resultado da discussão e da necessidade manifestada a partir do conhecimento que se tem do próprio aluno. Logo, de posse de alguns dados referentes ao conhecimento internalizado pelo/a aluno/a, passa-se à reflexão e discussão sobre os conhecimentos historicamente sistematizados. Essa forma permite que professor/a e aluno/a avancem em seus conhecimentos e se constituam como sujeitos reflexivos. A escola deve elaborar, por disciplina, aqueles conteúdos pertinentes a cada série que serão o ponto de partida. A contextualização deve ser vista como instrumentos para a concretização da interdisciplinaridade e o avanço do ensinoaprendizagem.
Faz-se importante conhecer o aluno/a, partindo da observância de suas necessidades e a partir desta constatação, pensar em um planejamento concreto e efetivo, que proporcione uma relação das experiências vividas para o conhecimento científico.

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